Buscar
  • Larissa Cabral

Bem-estar: algo possível de organizar?


Vivemos em um contexto de sociedade cada vez mais acelerado e conectado. Cheio de informações, estímulos visuais, sonoros etc.


Sabemos bem sobre os benefícios e os avanços que conquistamos com tudo isso. Mas é, no dia a dia, que estamos descobrindo alguns pontinhos negativos (ou consequências) que ainda estamos tentando equilibrá-los.

Poxa...como essas consequências, geralmente refletem na saúde, não é mesmo?

Mas me diga, o que é ‘saúde’ para você?


Será que é um corpo sarado?

Será que é não ter doença?

Será que é um sorrido no rosto?


Para a OMS, saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. Achei muito interessante, mesmo. Pois retira o entendimento de ser saudável apenas como ausência de doença, mas que também considera outros aspectos importantes da vida.

A percepção de bem-estar (saúde) será um estado subjetivo, dependendo dos valores de cada um. E que envolverá alguns hábitos para se atingir uma vida mais saudável. E como não sou boba, vou listar algumas conexões com a organização que poderão te ajudar nessa construção de bem-estar:


  • Ter boa alimentação – com a construção de um cardápio e sua despensa organizada, você poderá melhorar a sua nutrição, pois saberá o que tem de mantimentos, frutas e verduras e pensará em uma dieta mais saudável;

  • Controlar o estresse – com a casa organizada, o estresse será minimizado, pois cada coisa terá o seu lugar. Evitando estresse e brigas ao procurar seus pertences;

  • Ter uma rotina semanal prazerosa – com a elaboração de uma rotina doméstica, você terá uma melhor gestão das atividades domésticas e terá mais tempo para investir em você;

  • Fazer uma coisa de cada vez – com uma melhor gestão do tempo, você realizará as atividades considerando a sua prioridade de resolução, sem precisar ficar desesperada e fazendo tudo ao mesmo momento.


Nossa, que delícia entender que a organização pode contribuir com o bem-estar.

Espero, de coração, que você melhore alguns hábitos, pensando na sua saúde física, mental e social. E que a organização de ambiente possa facilitar e te ajudar nesta jornada.


Obrigada por ler até aqui.


Se você gostou, curta, comente e compartilhe. Vamos juntos espalhar os benefícios da organização.

Posts recentes

Ver tudo